sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Projeto de Aprendizagem

A influência da Civilização Romana sobre as Civilizações Modernas

Este Projeto de aprendizagem surgiu do desejo da Professora Elessandra em utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola com o objetivo de dinamizar as metodologias tendo em vista melhorar o ensino/aprendizagem nas aulas de História. O que é bastante significativo haja vista ser inegável que a motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial. Pensando assim, é que se propõe este projeto.
Com base na leitura do texto abaixo e das leituras realizadas em sala de aula, nas pesquisas bibliográficas e nos debates em sala comente sobre a influência de Roma Antiga na organização social, política e cultural das Sociedades Modernas.

ROMA – das origens à crise da República: A luta pela cidadania.Muitas instituições políticas e sociais contemporâneas têm suas raízes na Roma Antiga. O principal idioma dos antigos romanos era o Latim, a língua - mãe de idiomas como o Português, o Espanhol, o Francês, o Italiano e o Romeno. O direito romano, por sua vez, tornou-se referência básica para a criação de grande parte das normas e instituições jurídicas de vários povos contemporâneos. Além disso, nas cidades atuais do Ocidente, são inúmeras as construções basílicas e templos romanos.Cidadania e cidadão são palavras que vêm do Latim civitas: o termo indicava a convivência das pessoas que participavam das decisões sobre os rumos da sociedade que vem desde a luta dos plebeus pela igualdade de direitos até a luta pela reforma agrária e contra a existência de latifúndios.ROMA começou como uma pequena aldeia de pastores e se transformou no mais poderoso império da Antigüidade. Os romanos deixaram para a sociedade ocidental muitas contribuições desde as suas lutas pelo direito à cidadania, como em diversas áreas: Direito, Arquitetura, Arte, além da nossa Língua Portuguesa que é derivada do Latim, idioma dos Romanos.
Professora Elessandra


HISTÓRIA
Ao falar em cidadania na Roma Antinga, corremos um grande risco de ANOCRANISMO, pois o conceito é mais pertinente para analisarmos as relações entre os cidadãos e o Estado nas sociedades contemporâneas. Dessa forma, se a cidadania atual esta calcada na igualdade jurídica, temos de considerar que a sociedada romana era escravista, o que excluía da participação política uma parte enorme da população. Além disso , não havia igualdade jurídica entre as pessoas consideradas livres; patrícios, clientes e plebeus. De tal forma que uma das questões do período republicano da historia Romana foi a dos privilegiados políticos dos patrícios . Nesse sentido, o texto abaixo ilustra uma importanta mudança política e social ocorrida com a expansão social e política da classe dos cavaleiros. Eram homens de origem plebéia, mas que enriqueceram disputavam espaço com as famílias patrícias tradicionais.

Nenhum comentário: