segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Direito Romano

O Direito é uma constante na história dos povos,visto que várias sociedades desenvolveram um sistema de leis(direito babilônico,Direito egípcio,Direito hebreu,Direito chinês,Direito grego).então,por que motivo se estuda em nossos dias,apenas o Direito Romano?(...)
Em primeiro lugar, povo algum construiu monumento tão completo, sistemático e perfeito como o legado jurídico romano.
Em segundo lugar, numerosos institutos do Direito romano não morreram: estão vivos, ou exatamente como foram criados, ou com alterações tão pequenas que podem ser reconhecidos, ainda, em modernos institutos correspondentes por exemplo, diversos tipos de contratos(a compra e venda, o mútuo, o comodato, o depósito, o penhor, a hipoteca).

Texto 2
Qualquer estudante de Direito pode, facilmente , avaliar toda a extensão da influência do Direito romano em nossos códigos, especialmente nos de Direitos privado.
já na pura enunciação dos grandes temas jurídicos, o estudante verificará que a linguagem dos mestres atuais está toda ela baseada na terminologia romana.(...)
Um simples olhar sobre um manual de Direito romano revela-nos seus espírito:proteção dos indivíduos, autonomia da família, prestígio e poder do pater famílias (chefe da grande família
romana, que incluía os escravos domésticos e os clientes), valorização da palavra empenhada etc.
[Adaptado de : Mario curtis Giordani. História de Roma. Petropólis. Vozes , 1972. Pg 256 e 270]

4 comentários:

Anônimo disse...

Andreza - Mônica - Edna - Sônia

O sistema de leis Romano é muito importante e desenvolvido por muitas sociedades ocidentais hoje em dia.Porque nenhum povo construiu monumento tão completo como o Romano,esse crédito deve-se pela forma como a Roma mantém suas leis desde o ínicio quase intactas, ou seja sofreram simples mudanças que não percebe-se a diferença.
Percebe-se então que a influência do Direito romano é tão atual e presente nas civilizações ocidentais como no Brasil, haja vista nossas leis sofreram herança do Direito Romano com é o caso do diversos tipos de contratos:(a conpra e vendas, o mútuo, o como dato, o depósito, o penhor, a hiporteca)E tanbém a proteção do individuo,autonomia da famia,prestígio e poder do pater famílias-da coisa.O Direito de ir e ver,Direito sobre a propría casa, por exemplo, são leis vindas da Roma que foram copiadas pelo Brasil.

Anônimo disse...

RAFAEL - RAYSA - EDINALSON

Direito é constante na História dos povos, várias sociedades já desenvolveram sistemas de leis como direitos babilônicos, direito egício direito hebreu, direito Chinês e o direito Grego.
Até hoje existem direitos Romanos, como a compra e venda, mútuo, o depósito, a hipoteca etc.
qualquer um de nós pode avaliar especialmente nos direitos Romanos, especialmente nos direitos privados. O estudante verificará que a linguagem dos mestres atuais de direito está toda ela baseada na terminologia Romana.
Um simples manual de direito Romano revela - nos seus espiritos proteção do indíviduo, autonomia da família, prestigio, e maior autoridades das mesmas...

Anônimo disse...

Parabéns aos alunos do 1º ano D da tarde pelas publicações no Blog e também pelos comentários feitos. Vocês não imaginam como é prazeroso a nós professores vermos nossos alunos fazendo uso das novas tecnologias com inteligência e criatividade.

Anônimo disse...

O artigo está bem interessante. Curto, não obstante, expressa bem que o direito ocidental é uma 'herança' do direito romano.